Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Beber a água que fica ao lado da cama à noite pode fazer mal à saúde?

Muitas pessoas possuem o hábito de levar um copo de água para perto da cama na hora de dormir. A comodidade de não precisar levantar para ir à cozinha no meio da noite é o maior dos motivos. Mas será que esse inofensivo hábito carrega algum malefício? De acordo com um dos maiores especialistas em água do mundo, esse costume pode, sim, fazer mal à saúde.

Segundo estudo realizado pelo diretor do Instituto da Água da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, Dr. Kellogg Schwab, a água que fica ao lado da cama, ou mesmo aquela que fica na sua mesa de trabalho por muitas horas, pode causar diversos problemas de saúde. Cada vez que tocamos o copo ou a garrafa com a boca, adicionamos à água microorganismos, que se multiplicam facilmente, principalmente quando a água se mantém em temperatura ambiente por muito tempo. E isso pode transformar o líquido em um coquetel de microorganismos.

E se o recipiente usado para deixar a água é uma garrafa, principalmente de plástico, o problema é ainda maior. Você já sentiu um cheiro engraçado quando abriu a sua garrafa? Ele é causado pela ação dos micro-organismos que ficam no interior e na boca do recipiente, que não costumamos lavar todos os dias e que na maior parte do tempo fica fechado. Lavá-lo ajuda? Nem sempre. E se não bastasse esse problema, “plástico e calor não combinam”, afirma o Dr. Schwab. Um segundo fator torna o uso de garrafas de plástico ainda mais perigoso: esses recipientes, em sua maioria, contém uma substância chamada bisfenol A, ou BPA. Essa substância, entre outras utilizadas na produção de alguns tipos de plástico, é liberada quando ele se encontra em temperaturas elevadas, o que é comum, por exemplo, quando deixamos a garrafa ao lado da cama em dias quentes ou esquecemos a garrafa com água dentro do carro (ou, até mesmo, quando levamos recipientes de plástico ao microondas!). O BPA é um desregulador de hormônios e pesquisas relacionam sua ação a doenças do coração, passando por infertilidade masculina e até mesmo câncer. Por fim, o tipo de plástico das garrafas de água mineral não foi criado para reutilização, afirma o especialista. Use-os uma única vez e recicle.

Então, como evitar esse problema se você tiver sede no meio da noite ou no expediente no trabalho? Vença a preguiça e levante para pegar um copo de água. Além de beber água fresca, de quebra você faz um exercício. 🙂

Fonte: http://time.com/3104999/old-water-sick/