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Ações de endomarketing: 5 exemplos inspiradores

ações de endomarketing

Nós, da Europa, pensamos muito no nosso time e, por isso, buscamos melhorar cada vez mais as nossas ações de endomarketing.

Os departamentos responsáveis estão sempre em sintonia com a prática do mercado e igualmente atentos às demandas das equipes.

Antes de mais nada, você sabe por que é importante trabalhar o endomarketing? Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre esta estratégia essencial.

Depois, queremos trazer como inspiração 5 ações de endomarketing bem sucedidas que aplicamos dentro da empresa. 

O que é endomarketing e qual a sua importância?

Primeiramente, podemos tentar entender o significado por meio da própria palavra. “Endo” é um prefixo de origem grega, que indica “dentro”. Juntamente com o termo “marketing”, podemos entender que seria um “marketing interno”, certo?

A rigor, é isso mesmo. O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas da empresa. Assim, as ações de endomarketing destinam- se exclusivamente aos colaboradores, com o objetivo de gerar uma equipe mais motivada.

O RH não está na palavra ‘endomarketing’, mas seu papel e o do marketing são igualmente fundamentais. Este departamento deve identificar as necessidades de seus colaboradores, para fazer as melhorias que importam.

Trabalhando com ações de endomarketing, estes departamentos buscam engajar os colaboradores, para que eles se sintam parte da empresa.

Mas, afinal, por que isto é tão importante? Colaboradores satisfeitos e motivados trabalham melhor e tendem a falar bem do seu ambiente de trabalho. Isso ajuda muito na construção da imagem da empresa, bem como na produtividade do negócio.

Por que fazer ações de endomarketing?

ações de endomarketing

Definitivamente, as grandes empresas do mercado destacam-se com boas estratégias de endomarketing. Já mostramos que as ações de endomarketing aumentam a motivação dos colaboradores e a produtividade do negócio.

Se isso ainda não é o bastante, vamos dar mais 3 ótimos motivos para investir nesta estratégia:

1- Redução do turnover

Esse termo está ligado à rotatividade, e indica o fluxo de entradas e saídas de colaboradores em uma empresa. 

Colaboradores motivados e satisfeitos tendem a executar o trabalho melhor e gostar de onde trabalham. Ao se sentirem ouvidos, num ambiente que se preocupa com o seu bem-estar, eles querem ficar. Logo, o turnover também diminui.

2. Todo mundo vestindo a camisa

As ações de endomarketing ajudam a trazer mais acolhimento aos colaboradores. 

Quando eles sentem que suas demandas, interesses e sugestões são ouvidos, muita coisa pode mudar. Assim, o senso de compromisso com o seu trabalho e de pertencimento na empresa ficam muito maiores.  

É muito mais fácil e genuíno vestir a camisa da empresa quando se está satisfeito com suas condições de trabalho.

3.Deixa o clima organizacional mais saudável

Já falamos aqui no Blog sobre a relação entre produtividade e saúde no ambiente de trabalho. Sabemos que quando algo interfere na nossa saúde, fica muito mais difícil executar qualquer tarefa.

Por outro lado, quando a empresa se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores, isso afeta o dia a dia. Com mais diálogo, relações saudáveis e ambiente favorável, tudo funciona. 

Dessa forma, as atividades fluem e os processos se ajustam, melhorando o desempenho e os resultados. 

Agora que você já sabe por que fazer ações de endomarketing, vamos dar alguns exemplos de como fazer.

Conheça 5 ações de endomarketing da Europa

Na prática, estas ações devem estar voltadas à interação diária do colaborador com a empresa. É interessante aproximar os colaboradores da empresa utilizando atividades que resultem em mais motivação.

Isto pode ser feito de diferentes maneiras. Treinamentos, bem como programas de valorização e incentivo à troca de experiências são bons exemplos. Do mesmo modo, é possível abrir as portas para a participação das famílias dos colaboradores.

A seguir, descubra 5 ações de endomarketing de sucesso que fizemos dentro da nossa empresa.

1- DIA DO TRABALHO

Nada melhor que uma massagem para relaxar no meio do trabalho, não é mesmo? Antes da pandemia, realizamos uma ação de massagem express dentro da empresa. 

Todos os colaboradores receberam 15 minutos de massagem relaxante na cadeira, com direito a chazinho de camomila. Foi uma ótima experiência, e um  jeito simples de agradecer e valorizar o esforço diário de todos.

2- PÁSCOA NA EUROPA

Definitivamente, levamos muita doçura para dentro da empresa com esta ação. Ainda antes de enfrentarmos os problemas da COVID-19 fizemos uma parceria e convidamos a Cacau Show para dentro da Europa. Os colaboradores puderam comprar chocolates com condições especiais de parcelamento e desconto direto na folha de pagamento. 

Assim, ficou mais viável presentear amigos e familiares com muito chocolate!

3- DIA DAS CRIANÇAS

Igualmente antes da pandemia, convidamos os filhos dos colaboradores para um tour guiado dentro da empresa. A visitação é uma das mais conhecidas ações de endomarketing. As crianças conheceram cada setor e aprenderam ainda mais sobre o que seus pais fazem todos os dias.

Claro que não podia faltar um bom lanchinho, com todas as guloseimas que elas merecem. Hot dog, algodão doce e gelinho estavam no cardápio. Além disso, elas receberam um squeeze de brinde e aprenderam a importância de não utilizar copos descartáveis.

4- ANIVERSÁRIO DA EMPRESA

Já neste ano, algumas ações de endomarketing mesclaram a participação presencial com a digital. Para comemorar os 37 anos da marca com bastante interação, fizemos uma roleta física e virtual.

Como nos antigos programas de auditório, ao girar a roleta, eles concorriam a diversos prêmios.  Dentre eles: benefícios especiais, 1 dia de folga, bem como vouchers para lojas populares e restaurantes.

5- CINEMA SUSTENTÁVEL

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De acordo com todos os protocolos de segurança, conseguimos também organizar uma sessão de cinema. Este é um ótimo exemplo  de ações de endomarketing simples, efetivas e baratas. Com muito pouco, é possível ensinar algo e, da mesma forma, trazer um impacto positivo no dia a dia.

Em uma sala, projetamos um documentário sobre sustentabilidade. Convidamos os colaboradores em turnos organizados e respeitamos o distanciamento entre os assentos.

Para melhorar a experiência, eles assistiram ao filme comendo uma pipoca doce. Logo depois, tiveram a chance de um rápido debate sobre o que viram.

Dá para fazer ações de endomarketing com a equipe de home office?

Você pode estar se perguntando: mas e o time de home office? Claro que eles não ficaram de fora. Além de sempre serem incluídos nas ações de endomarketing com adaptações virtuais, esse público também recebeu atenção.

Assim, enviamos um fone de ouvido para a casa de todos os colaboradores nesse regime. Promovemos reuniões entre o time de home office e o RH, para tratar sobre saúde mental e desenvolvimento.

Além disso, o RH trabalhou juntamente com a segurança do trabalho para melhorar as condições do ambiente. Mesas, cadeiras e apoios de pés foram enviados a alguns colaboradores, de acordo com sua necessidade.

Dessa forma, foi possível garantir uma estrutura de trabalho mais adequada para aqueles que ficaram em casa.Já está inspirado para começar a pôr em prática as suas próprias ações de endomarketing? Se tiver algum bom exemplo, queremos saber. Conte para a gente!