Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Veja 5 ótimas razões para você começar a se exercitar hoje mesmo!

Está precisando de um motivo para sair do sofá? Veja 5 ótimas razões para você começar a se exercitar hoje mesmo!

5 razões

O Dia do Esportista está chegando e queremos lembrar a importância da atividade física para uma vida mais saudável. Pesquisas recentes apontam que quase metade dos brasileiros (45%) estão sedentários.

A prática de exercícios físicos, além de uma alimentação saudável e hidratação correta trazem inúmeros benefícios à saúde física e emocional e podem até ajudar no seu desempenho nos estudos e no trabalho. Se você estiver com o corpo parado, tente inserir atividades mais básicas no dia a dia, como subir as escadas em vez de pegar o elevador, dançar enquanto limpa a casa e ir caminhando para o trabalho de vez em quando.

 

Vamos listar  aqui 5 motivos pelos quais você deve começar a se exercitar hoje mesmo:

1) Melhora a postura e a flexibilidade: com exercícios localizados, os músculos das costas e do abdômen reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares; o alongamento de diferentes grupos musculares deve ser feito regularmente ao longo da semana e aumenta a flexibilidade do corpo.

 

2) Fortelece o sistema imunológico e diminui o risco de diversas doenças: a prática de atividade física aumenta a imunidade do organismo e ajuda a inibir, por exemplo, os famosos resfriados. Reduz o colesterol ruim, pois cataboliza gorduras que circulam pelo organismo, combate a osteoporose, pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo e ainda diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio intimamente ligado a este tipo de câncer.

3) Quem se exercita, prospera: uma pesquisa recente feita pelo economista Vasilios Kosteas, da Cleveland State University, revela que pessoas que fazem exercícios físicos pelo menos três vezes por semana ganham 9% mais do que sedentários. Quem malha de uma a três vezes na semana, ganha 5% a mais. Segundo o pesquisador, a ginástica ajuda no foco e na atividade cerebral, liberando endorfinas e melhorando a saúde e as habilidades físicas e emocionais das pessoas. Tudo isso, claro, resulta em um profissional mais produtivo, capacitado e qualificado.

 

4) Melhora a autoestima e até o desempenho sexual: quem é ativo regularmente passa a sentir os efeitos psicológicos positivos dos exercícios físicos, como aumento da autoestima e mudança da autoimagem, que melhora até entre os mais tímidos. Os treinos também podem ser benéficos para aumentar o desejo sexual e, ainda, prevenir e tratar a disfunção erétil, por exemplo. Um estudo da University of California mostrou que corridas de 15 a 20 minutos de duração, todos os dias, são suficientes para aumentar a libido de mulheres e homens com problemas de desejo. Além

 

5) Regula o sono e auxilia no tratamento de doenças emocionais: os tradicionais remédios contra a depressão nem sempre fazem o efeito desejado e, no lugar deles, os exercícios físicos podem conseguir reverter o quadro, conforme indicam diversas pesquisas. A prática de exercícios ajuda a diminuir a ansiedade e regular o sono, sendo importante em diversos tratamentos emocionais, uma vez que libera endorfina no organismo, substância responsável pela sensação de bem-estar.
Fonte: G1 e Exame