5% off na primeira compra. Aproveite!

10 dicas para enfrentar o calor gastando pouca energia

aliviar o calor

O verão já terminou, mas ainda precisamos aliviar o calor. O fim da estação mais quente do ano, não significa um refresco imediato.  Nos dias mais quentes, é muito comum a utilização do ar condicionado.

Ligar o ar condicionado em casa realmente ajuda a refrescar. Por outro lado, gasta muita energia, aumentando a conta no fim do mês e gerando impacto no meio ambiente. 

Da mesma forma, também é preciso ficar de olho no uso excessivo de água. Para aliviar o calor, acabamos aumentando o consumo hídrico, o que também deve ser evitado.

Afinal, o que podemos fazer para enfrentar as altas temperaturas de maneira mais sustentável? A gente tem algumas ideias para ajudar você. Confira!

10 dicas para aliviar o calor de forma sustentável

1- Deixe o corpo respirar

Uma das maneiras que o organismo tem de regular a temperatura corporal é por meio do suor. Assim, escolha utilizar roupas leves e claras em dias quentes. Esqueça os tecidos sintéticos, que não permitem a transpiração. Prefira sempre os tecidos naturais – como seda, algodão, linho e lã – ou mistos.

2– Hidrate-se corretamente

Não só para aliviar o calor, mas também para manter o corpo saudável, beber água é essencial.  Com mais tempo de exposição ao sol e as altas temperaturas, o corpo perde mais água. Logo, conte com o seu purificador de água e mantenha a hidratação em dia! Se quiser, aposte também nas receitas de águas saborizadas.

3- Geladinho é mais gostoso

Definitivamente, não existe melhor época do ano para saborear sorvetes, gelatinas e doces gelados. É possível fazer receitas naturais e se refrescar com mais cor e sabor. Tome cuidado com o excesso de açúcar e coma com moderação.

4 – Feche as cortinas

como aliviar o calor

As cortinas podem ser grandes aliadas para não superaquecer a casa no verão. Com as cortinas fechadas durante o dia, você consegue bloquear a entrada excessiva de luz do sol. Assim, seu ambiente interno fica um pouco mais fresco.

5- Fique de olho no tempo seco

Essa não é exatamente uma medida para aliviar o calor. Por outro lado, é importante para a saúde e melhora a sensação de conforto e de bem estar. Geralmente, as altas temperaturas vêm acompanhadas da baixa umidade do ar. O tempo seco pode irritar o nariz e a garganta. Como uma alternativa para amenizar o problema, é interessante colocar bacias com água na casa ou panos molhados.

6- Adote aquela mania de vó

Conselho de vó não falha: lave o rosto e passe água na nuca . Essa é uma ótima alternativa para aquela vontade de tomar 2 ou 3 banhos gelados por dia. Os banhos ajudam a aliviar o calor, mas custam muito caro para o meio ambiente. Se puder, deixe um borrifador com água na geladeira e use sempre que o calor aumentar.

7- Roupa de cama no congelador

À primeira vista, pode parecer brincadeira, mas é sério. Separe os lençóis secos e coloque-os numa bolsa prática para isolar os cheiros. Depois, deixe os lençóis dentro do freezer ou do congelador por alguns minutos antes de ir dormir. Eles não vão se manter frescos por toda a noite, mas definitivamente vão ajudar a pegar no sono.

8- Use a física a seu favor para aliviar o calor

o que fazer quando está muito calor

Se tiver um ventilador de teto e outro portátil em casa, essa dica é pra você! Utilizando os dois de maneira combinada, é possível criar um ambiente mais fresco. Primeiramente, ligue o seu ventilador portátil virado para a janela. Dessa forma, ele consegue jogar o ar quente para fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor. Assim, ele puxa o ar quente para cima, melhorando a circulação do quarto.

9-  Durma no chão

Ainda lembrando das aulas de física, vamos recordar que o ar quente sobre e o ar frio desce. Quem diria que essa informação seria útil para ajudar a aliviar o calor? Quanto mais alto estiver o seu colchão ou rede, mais quente você ficará. Por isso, procure se posicionar mais próximo do chão na hora de dormir, aproveitando o ar mais frio. 

10- Tire os aparelhos eletrônicos da tomada

Você sabia que os aparelhos eletrônicos não ficam totalmente desligados quando estão em stand by? A parte que ainda fica funcionando segue gerando calor. Se a ideia é aliviar o calor, aproveite para tirar tudo o que for possível da tomada. Essa é uma medida simples, que ajuda a refrescar sua casa juntamente com seu bolso. 

Você conhecia essas maneiras de se refrescar de forma consciente? Coloque as nossas dicas em prática e tenha mais conforto, sem deixar de cuidar do meio ambiente!