Vai sair de férias? Então que tal escolher um destino no novo mapa de turismo sustentável do Brasil?

 

Blog + Pureza Natureza

Se você se preocupa com o meio ambiente também na hora de viajar, vai adorar a novidade que o Ministério do Turismo lançou no início do mês de agosto: o Mapa de Turismo Sustentável. Criado para facilitar a busca por destinos, iniciativas e empreendimentos que apostam em ações sustentáveis, essa plataforma digital tem a função de ser um facilitador para os turistas e de reunir as iniciativas de turismo sustentável brasileiro num só lugar.

Qualquer viajante, empresário e gestor público pode acessar o mapa com as informações sobre as iniciativas de turismo sustentável por meio do site desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).Blog + Pureza Natureza

Os interessados poderão localizar facilmente as iniciativas vencedoras em todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, fazendo da plataforma uma intermediadora que valoriza e destaca empresas, destinos e empreendimentos que possuem um compromisso com ações sustentáveis no país.

Desenhado para ser uma ferramenta muito fácil e intuitiva, o mapa traz informações em 3 idiomas (inglês, espanhol e português) e permite que qualquer pessoa saiba mais sobre as 56 iniciativas premiadas desde 2012, agrupando as iniciativas de maneira georeferenciada, classificadas por categorias, de forma simples e dinâmica.

O setor de turismo gera inúmeros empregos, leva mais de 1 bilhão de pessoas a viajarem pelo mundo e é responsável por 9% do PIB mundial.  Essa atividade econômica, apesar de parecer inofensiva, também gera inúmeros impactos negativos no meio ambiente.

Por isso, a iniciativa do turismo sustentável surgiu para pensar no turismo como uma maneira de contribuir para o bem-estar, qualidade de vida e retorno financeiro, tendo o tripé ambiental, sociocultural e econômico como base. Por isso, é muito importante incentivar aqueles que buscam fomentar essa mudança. Nas palavras do ministro do Turismo, Alberto Alves, o mapa  “É uma forma de dar visibilidade àqueles que apostaram na sustentabilidade como um diferencial do seu empreendimento e sensibilizar os demais para adotarem a mesma atitude”.

 

Saiba mais acessando: http://www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br

 

Assine nossa news