Saiba como a água participa de 7 tradições de ano novo em diferentes países.

1 e 2– Oferendas no mar e 7 ondas (Brasil)

Em algumas regiões do Brasil (principalmente na Bahia), os devotos das religiões de matrizes africanas costumam fazer a oferenda especial de final de ano para a rainha das águas, Iemanjá. As pessoas colocam flores e presentes num barquinho de madeira que é liberado no mar como um sinal de reverência e devoção à Iemanjá, buscando prosperidade, saúde e paz. Além disso, a tradição de origem africana de pular 7 ondas do mar e fazer um pedido para cada uma delas também é uma homenagem a Iemanjá, bastante difundida por todo o país

 

pular-sete-ondas

 

3 – Songkran – Ano Novo Tailandês (Tailândia)

A água também se faz muito presente no Songkran, o festival budista mais famoso da Tailândia, comemorado entre 13 e 15 de abril. Durante o feriado de 3 dias que comemora a passagem do velho para o novo e que também é conhecido como o Festival da Água, há diversos ritos e festas: no primeiro dia da celebração, os tailandeses praticam um ritual chamado Rod Nam Dum Hua, em que os mais jovens derramam água perfumada nas mãos dos seus anciões; já no segundo dia, é tempo de ficar com a família e dar banho de água perfumada nas imagens dos Budas e ao final do feriado, as pessoas saem às ruas para comemorar, jogando água uns nos outros para purificar as coisas ruins que passaram e começar o ano de alma lavada.

 

Resultado de imagem para Songkran festival na india

 

4- Mergulho no Rio Tibre – Itália

Em Roma, 1º de janeiro é o dia de alguns corajosos se arriscarem com uma tradição que já dura quase 70 anos, pulando da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre. O salto é considerado muito arriscado porque o rio é raso demais para suportar mergulhos desse tipo. Além disso, a água está bastante fria nessa época do ano. Para os praticantes, o mergulho é uma maneira de atrair boa sorte.

 

italia-1

 

5- Holanda

Em algumas cidades holandesas, são organizados mergulhos coletivos em uma série de lagos, canais e no Mar do Norte. Os eventos são televisionados e os participantes são vistos com admiração, pois nessa época do ano o país costuma registrar temperaturas negativas.

 

holanda

 

6 – Camboja

Assim como na Tailândia, o Chaul Chnam Thmey é o Ano Novo do Camboja, comemorado por 3 dias do mês de abril. Nessa época, as crianças lavam os pés dos seus pais e avós para demostrar respeito aos anciãos e para obter bênçãos em troca. Elas seguem a tradição de borrifar água nos rostos uns dos outros, durante a manhã, e nos pés, à noite. Nestes dias, as pessoas também costumam derramar água colorida em seus amigos e parentes, simbolizando os desejos para o futuro.

 

camboja

 

7 – Áustria

Os austríacos utilizam chumbo para adivinhar o que os espera no próximo ano. À meia noite, eles derramam o chumbo derretido em uma tigela com água fria e observam as figuras que se formam. Se uma bola se formar, significa boa sorte. Uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda no ano seguinte. Se a aparecer o formato de uma cruz, pode significar que a pessoa irá morrer no próximo ano.

 

austria

 

 

Assine nossa news