Por que o Mar Morto tem esse nome e por que não é possível afundar nas suas águas?

Tudo a respeito do Mar Morto é singular, desde o seu nome até a sua história e as suas características. Segundo a Bíblia, o Mar Morto recobre o local do sepultamento de duas cidades: Sodoma e Gomorra. Local de sepultamento, destruição, morte…deve ser por isso que o Mar Morto tem esse nome, certo? Errado. O Mar Morto leva esse curioso nome por conta do excesso de sal nas suas águas, o que torna qualquer forma de vida praticamente impossível ali. Localizado no Oriente Médio, a maior depressão do planeta é um verdadeiro cemitério marítimo e também leva o nome de Mar Salgado

cristal_de_sal A média de gramas por litro de água nos oceanos gira em torno de 35, enquanto a quantidade de sal presente do Mar Morto chega a ser quase 10 vezes superior – 300 gramar por litro. É tanto sal acumulado que é possível ver formações rochosas de cristais de sal à beira mar, como essa mostra a imagem.

O motivo dessa quantidade elevada de sal está principalmente na localização do Mar Morto. Situado numa região extremamente quente e seca (na divisa entre Israel e Jordânia), a região conta com uma forte escassez de chuva e evaporação muito rápida, impedindo a reposição da água do mar e a dissolução do sal. Além disso, o Mar Morto está a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos, o que faz com que as partículas que estão soltas à sua volta praticamente escorreguem em sua direção. Para completar, o Rio Jordão, que abastece os 1050km2 de extensão do Mar Morto, foi desviado em diversos pontos para propósitos da agricultura, deixando o Mar Salgado com ainda menos opções de abastecimento e reposição de água. Todos esses fatores fazem com que a concentração salina ali seja única.

Esse excesso de sal não permite que nenhum organismo sobreviva, além de gerar outra curiosa consequência: não é possível afundar nas águas do Mar Morto. Isso acontece por conta da densidade (razão entre a massa e o volume de um corpo) –  como a água do mar fica muito mais densa que o corpo humano, ele flutua como uma boia, sem o menor esforço. Não consegue imaginar como seria? A gente tem uma dica para tentar reproduzir o efeito do Mar Morto na sua casa: encha um copo com água e mergulhe um ovo cozido dentro dele. Ele irá afundar imediatamente. Em seguida, vá colocando, aos poucos, porções de sal de cozinha na água até que ela fique saturada. Quando a densidade da água ficar maior que a do ovo, ele vai boiar e não será mais possível deixá-lo no fundo do copo, por mais que você faça força para baixo.

Para completar a lista de curiosidades envolvidas com o Mar Morto, ainda podemos falar sobre a crença de que as suas águas e a sua lama têm propriedades terapêuticas. Por conta da alta taxa de minerais na água, como bromo, cálcio, potássio e magnésio, muitas pessoas ignoram o aspecto mais “espesso” e “viscoso” da água e vão se banhar em sua nascente em busca de cura :)

Assine nossa news

X FECHAR

Sobre o que gostaria de saber?

Deixe sua sugestão com a gente, o seu tema pode ser escolhido para o próximo post.