Já é possível transformar água salgada em água potável com baixo custo e cadeia totalmente sustentável: conheça o Helio.

Atualmente existem 2,1 mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso à água limpa nas suas casas, segundo dados da UNICEF. Este cenário traduz-se num sério perigo para a saúde, tornando-se a principal causa de mortalidade em todo o mundo.

A cada ano que passa, as reservas de água vão diminuindo e os cientistas buscam soluções para este problema global. Uma das soluções é transformar água salgada em água potável, mas este processo ainda é muito caro. Felizmente, começam a aparecer alternativas, como por exemplo o HELIO.

 

HELIO é um sistema para a produção de água potável a partir de água do mar ou qualquer tipo de água não potável, que é usado apenas com energia renovável disponível no local.

Este sistema é econômico, rápido de instalar e muito adaptável e pode ser uma das melhores soluções de produção de água potável que combina simplicidade e acessibilidade para todos.

HELIO conta com esferas de vidro transparentes, naturalmente aquecidas pelo sol a temperaturas acima de 100° C. Este processo tem como função separar as bactérias da água potável. A sua única fonte de energia é um painel solar que alimenta a bomba responsável por preencher a esfera.

O sistema adapta-se a todos os tipos de cursos de água que consistem em água não potável (mares, lagos, rios, lagoas). Cada esfera pode produzir até 10 litros de água por dia, o que equivale às necessidades de água potável de uma família de cinco pessoas. Tem uma vida útil mínima de 30 anos.

O sistema já foi testado, no final do ano passado, em Saint-Raphaël, comunidade francesa à sudeste de Paris. Depois de 3 anos de investigação e desenvolvimento, o sistema operou com sucesso e provou que, em escala, poderá satisfazer as necessidades de 25-35 pessoas por si só, garantindo um custo inferior a um litro de água mineral.

Fonte:https://pplware.sapo.pt/ciencia/helio-sistema-que-transforma-agua-salgada-em-agua-potavel-com-um-custo-minimo

 

Assine nossa news

X FECHAR

Sobre o que gostaria de saber?

Deixe sua sugestão com a gente, o seu tema pode ser escolhido para o próximo post.