Água gelada mata mais a sede?

No verão, o nosso corpo parece sentir mais necessidade de repor líquidos e de se refrescar. Por conta do aumento da temperatura corporal, suamos mais para manter o nosso corpo na temperatura ideal, diminuindo mais rapidamente o nível de água no nosso organismo e fazendo com que tenhamos a sensação de sede.

No Brasil, não importa em que época do ano estamos, há o hábito muito disseminado de tomar sempre água gelada, pois boa parte das pessoas acredita que ela mata mais a sede. Será que isso é verdade?

Na realidade, não. Não há nenhum estudo que aponte que água gelada mata mais a sede que água na temperatura natural e, de acordo com profissionais da área da saúde, esse é apenas uma preferência, um gosto pessoal. Muitas vezes, a água gelada é mais gostosa para algumas pessoas e, por conta disso, passa a sensação de matar a sede mais facilmente.

O que alivia a sensação de sede é o umedecimento das mucosas da boca e das papilas gustativas, independente da temperatura. Além disso, o nosso organismo gasta muita energia para manter a temperatura do nosso corpo e quando tomamos água gelada, ocorre um resfriamento dos órgãos internos fazendo com que o organismo tenha que trabalhar mais para fazer o corpo retomar à temperatura normal. Por isso, nosso corpo prefere a água natural, que o hidrata sem exigir nada dele. Isso pode ajudar a nos deixar com mais energia e nos sentirmos melhor.

O que é correto dizer é que a água gelada é mais eficaz justamente quando você estiver precisando baixar a temperatura do corpo, depois de praticar exercícios físicos ao sol, por exemplo. Ainda, há alguns profissionais da saúde que afirmam que o ideal é que a água seja ingerida sempre em temperatura um pouco inferior à do corpo (que fica na média dos 36 a 37,3 graus Celsius para 95% da população sadia).

Isso porque os líquidos quentes relaxam a musculatura do estômago e deixam o movimento peristáltico – que empurra a água para o intestino – mais lento. Dessa forma, a água demora mais a chegar ao intestino, onde é absorvida.

Seja com água fresca, natural ou gelada, o mais importante é cuidar sempre da hidratação do seu corpo, em todas as estações do ano 😉

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