5 livros infantis sobre a importância da água

Se todo e qualquer ato cotidiano é importante para fazer a diferença no que se refere à preservação da água, conscientizar nossas crianças, que são os adultos de amanhã e aqueles que vão perpetuar uma nova mentalidade sustentável, é tão importante quanto. Mas como abordar o assunto com uma criança, que muitas vezes não consegue alcançar a sua seriedade? Usar a linguagem dela, ser lúdico e mostrar que ainda há esperança é o caminho! Pensando nisso, cada vez mais livros que tratam do assunto, explicando a importância de conservar a água, sem deixar de serem divertidos.

Vamos conferir alguns?

112531720_1GGA última gota – J. L. Diego e Biry Sarkis

Editora Scipione

Kika chega da escola preocupada com a falta de água no planeta. Ela procura Mestre Li, que a aconselha a ler a história de Chuvisca, a última gota do mundo, que foge dos exércitos e encontra em seu caminho muitas cenas de escassez e desperdício, mas nunca perde a esperança de encontrar soluções para o problema! É emocionante!

 

 

Chuvinha-e-tudo-de-bom-Capa-CP-01ed01.indd-page-001-e1335363469482Chuvinha é tudo de bom! – Patrícia Engel Secco e Fábio Sgroi

Editora Melhoramentos

Duda adora falar com as sementes, as plantas e os bichinhos do jardim. Até que um dia, para sua enorme surpresa, Dona Semente lhe pergunta: “Chuvinha é tudo de bom, né?”. Dona Semente resolve quebrar o silêncio para reclamar da poluição da terra, da água e do ar. Aos pequenos leitores, acompanhem este animado bate-papo e descubra o que Duda fez para ajudar a diminuir a quantidade de lixo no planeta.

 

 

chua-chua-tchibum-um-livro-sobre-a-gua-1-638

Chuá… Chuá… Tchibum! – Mick Manning / Ilustrações: Brita Ganström

Editora Ática

Curioso e muito divertido. Fala sobre a água em diversas formas: água da chuva, do mar, dos rios e das cachoeiras e até a que consumimos em casa (para onde vai a água depois que tomamos banho?). Acompanha o ciclo da água desde a evaporação até a saída na torneira, mostrando a importância de evitar o desperdício e não poluir rios e praias.

 

 

Seis-razoes_agua_300dpi__05232_zoom

Seis razões para cuidar bem da água – Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei /Ilustrações: Vera Andrade

Editora Escrituras

Quando temos o nosso primeiro contato com a água? Muito cedo, não é? Antes mesmo de nascermos já estamos nela e desde o primeiro surgimento de vida na Terra ela esteve presente. Mas está tudo tão poluído e descuidado que a água potável está cada vez mais escassa. O lado bom desta história é que cada um de nós pode fazer a sua parte para preservar! Aqui, poemas – isso mesmo! – mostram por que a água é tão importante. Um livro que, além de abordar a importância da conservação, o faz em um formato diferente.

 

 

516gTPM162L._SX356_BO1,204,203,200_O maior tesouro da humanidade – Patricia Engel Secco / Ilustrações: Fábio Sgroi

Editora Melhoramentos

Qual é o maior tesouro da humanidade? E onde ele está? Bom, certamente está guardado em um cofre ultrassecreto, protegido por grades, cães ferozes e todo tipo de equipamento de segurança. Com um mapa em mãos, Artur e Alice vão atrás desse valioso tesouro. Uma enigmática aventura científica mostra a origem da água e da vida no planeta e alerta para a importância da preservação das águas para o futuro da humanidade.

Não sinalizamos a faixa etária indicada porque, ainda que sirva como um norte, é apenas uma orientação, pois é necessário avaliar também a maturidade da criança e o grau de domínio de leitura :)

 

Assine nossa news